
Leis de Newton
Primeira Lei de Newton, ou Lei da Inércia:
“Todo corpo permanece parado ou em movimento retilíneo uniforme (MRU) a menos que uma força seja aplicada nele”
A Segunda Lei de Newton (princípio fundamental da dinâmica) afirma que:
“A resultante das forças que agem sobre um corpo de massa constante se dá pelo produto dessa mesma massa pela aceleração resultante.”
Primeira Lei de Newton, ou Principio da Ação e Reação: Quando um jogador de futebol cabeceia uma bola, ele consegue mudar a trajetória da mesma pois exerce uma força sobre ela. No entanto é razoável pensar que a bola também exerce uma força sobre a cabeça do jogador, afinal ele sente o impacto da bola. Ao sentar sobre uma cadeira, a gravidade exerce uma força sobre nós da mesma forma que cadeira também o faz, pois não atravessamos a cadeira e caímos no chão – a cadeira nos “segura”.
Então, podemos concluir que cada vez que um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, este mesmo corpo B exerce uma força sobre o corpo A. Essa, então é a Terceira Lei de Newton (ou princípio da ação e reação).
“A toda ação sempre há uma reação de mesma intensidade e direção, porém sentidos opostos.”

Gravidade Lunar
A Lua encontra-se em rotação sincronizada com a Terra, mostrando sempre a mesma face visível, marcada por mares vulcânicos escuros entre montanhas cristalinas e proeminentes crateras de impacto. É o mais brilhante objeto no céu a seguir ao Sol, embora a sua superfície seja na realidade escura, com uma refletância pouco acima da do asfalto. A sua proeminência no céu e o seu ciclo regular de fases tornaram a Lua, desde a antiguidade, uma importante referência cultural na língua, em calendários, na arte e na mitologia. A influência da gravidade da Lua está na origem das marés oceânicas e ao aumento do dia sideral da Terra. A sua atual distância orbital, cerca de trinta vezes o diâmetro da Terra, faz com que no céu o satélite pareça ter o mesmo tamanho do Sol, permitindo-lhe cobri-lo por completo durante um eclipse solar total.

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da ...
Distância da Terra: 384.400 km
Raio: 1.737 km
Gravidade: 1,62 m/s²
Período orbital: 27 dias
Idade: 4,53 × 10^9 anos

A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. É também o maior dos quatro planetas telúricos. É por vezes designada como Mundo ou Planeta Azul.
Raio: 6.371 km
Distância do Sol: 149.600.000 km
Massa: 5,972 × 10^24 kg
Área: 510.100.000 km²
Idade: 4,543 × 10^9 anos
InfoEscola